domingo, 24 de novembro de 2013

Com preços baixos, cebolas são jogadas fora


Chegar a uma propriedade rural e ver logo de cara o cenário da foto é realmente impressionante. Cebolas simplesmente jogadas fora para depois serem gradeadas e misturadas à terra. Isso ocorreu com o Sítio Paraná, em Monte Azul Paulista, onde o produtor Emerson Aparecido Vieira Ribeiro mantém seu plantio todos os anos. Ele é da cidade de Monte Alto, a cerca de 40 km, e lá sempre procurou plantar cebolas, pois era uma região mais propícia ao cultivo. Com a compra do sítio em Monte Azul e uma doença que estava atacando as plantações naquela cidade, resolveu arriscar e plantar na nova área. Infelizmente, os preços não ajudaram, e como já teve uma experiência desagradável anteriormente, resolveu tomar essa atitude para evitar mais prejuízos. segundo Emerson, o custo para produzir uma saca de 45kg é de quase R$ 15,00 e o mercado está pagando R$ 6,00, portanto impossível de repor os gastos. Com isso, como levar a produção ao centro consumidor levaria a mais prejuízos, decidiu simplesmente tomar essa atitude. Em outro ano, quando os preços baixaram de forma similar, ele decidiu doar a produção da propriedade em Monte Alto para quem quisesse, e muitos foram até lá pegar as cebolas. Infelizmente, algum tempo depois, sua propriedade foi roubada, perdendo implementos agrícolas e diversos outros itens. Desta vez, então, decidiu gradear tudo. Emerson diz que na cidade de Monte Alto, quando os preços ficam muito baixos, a administração municipal compra a produção para a merenda escolar e acaba diminuindo o prejuízo. Em Monte Azul Paulista, uma cidade que não tem nenhuma tradição em plantio desse alimento, não existe uma política em relação a isso. Mesmo com a laranja não há nada relacionado também. Emerson diz que pretende plantar milho ou soja na área de 5 alqueires gradeada.

Réus do ‘Mensalão’ são presos

O julgamento do processo 470, chamado popularmente como ‘Mensalão’, teve um desfecho considerado surpreendente esta semana pelo ineditismo. Após o STF (Supremo Tribunal Federal) expedir 12 mandados de prisão, alguns condenados se apresentaram à Polícia Federal e foram realmente presos: José Dirceu, José Genoino, Cristiano de Mello Paz, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz, Kátia Rabello, Jacinto Lamas, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Delúbio Soares e José Roberto Salgado se entregaram. Já Henrique Pizzolato fugiu para a Itália através do Paraguai, talvez utilizando seu passaporte italiano.
“Viva o PT”, “sou preso político”, “permanecerei lutando para provar minha inocência”, “casuísmo jurídico”, “e o mensalão do PSDB?”. Muitas foram as frases ditas pelos presos e seus correligionários nestes dias, se fazendo de vítimas, mas a verdade é que, pela primeira vez no Brasil pessoas extremamente importantes de nossa política, próximas ao cargo máximo do país, foram condenadas e presas.
Confira as penas que constam nas cartas sentenças de cada um dos presos, divulgadas esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF):
Regime fechado
Marcos Valério - 37 anos e 5 meses
Cristiano Paz - 17 anos e 8 meses
Ramon Rollerbach - 19 anos e 9 meses
José Roberto Salgado - 8 anos e 2 meses
Kátia Rabello - 14 anos e 5 meses
Simone Vasconcelos - 10 anos e 10 meses

Semiaberto
José Dirceu - 7 anos e 11 meses
Delúbio Soares - 6 anos e 8 meses
José Genoino - 4 anos e 8 meses
Jacinto Lamas - 5 anos
Romeu Queiroz - 6 anos e 5 meses 



Para ilustrar as duas matérias, escolhemos como desenho da semana de OSCAR JUNIOR, juntar as duas notícias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário