segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Revista ESPECIAL de Natal 2013 de A Comarca


A Comarca distribui esta semana para seus assinantes e demais leitores uma revista ESPECIAL de Natal, junto com a edição semanal, onde o intuito é o de falar da principal data cristã do ano, destacando principalmente as mensagens natalinas do comércio, indústria e demais colaboradores de nosso jornal. Agradecemos a todos pela contribuição e que tenham um Natal repleto de felicidades, comemorando com muita festa esta data tão importante. Lembrem-se: a data do Natal é especial. Por isso, o foco de nossa revista é o Natal! Que todos tenham uma ótima leitura!!!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atlético apresenta elenco para 2014


Jogadores apresentados no dia 6 de dezembro.

A diretoria do Atlético Monte Azul apresentou, na sexta-feira (6), o elenco já contratado para o futebol profissional de 2014, para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2. Foi feita uma apresentação no estádio Otacília Patrício Arroyo, onde a comissão técnica também foi apresentada, tendo à frente o técnico Play Freitas, que já comandou o Azulão na campanha da Copa Paulista deste ano, quando fez uma boa campanha, participando pela primeira vez, com elenco misto, envolvendo também atletas do sub 20.

Comissão Técnica:
Técnico: Play Freitas
Auxiliar Técnico: Gustavo Camargo
Preparador Físico: Furlan
Auxiliar de Preparador Físico: Rafael Pinto
Preparador de Goleiros: Vinicius de Oliveira
Massagista: Ivã Sabinos
Fisioterapeuta: Rafael Luizon

Comissão Técnica 2014 do Atlético Monte Azul com o gerente de futebol, Felipe Ferreira e o roupeiro Paulinho.
O Campeonato Paulista da Série A2 começa no dia 26 de janeiro, e o Atlético joga diante do Rio Branco, em Americana, às 16 horas.

COPA SP DE FUTEBOL JÚNIOR

O Azulinho continua a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Junior, onde Monte Azul Paulista será a sede do Grupo D, com as equipes do Guaicurus-MS, Botafogo de Ribeirão Preto e Ceará-CE. A estreia do Azulinho será no dia 5 de janeiro, às 14 horas, contra o Guaicurus, seguido por Botafogo x Ceará, às 16 horas. As partidas seguintes serão nos dias 8 e 11. Duas equipes passam para a próxima fase. (Da Redação) 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Câmara Municipal recebe visita da família de Francisco Patrício

Ieda e José Roberto na visita à Câmara Municipal.

A professora Rosana Garcia sempre foi uma pessoa dedicada às artes, culturas e desenhos, e outras expressões artísticas. Agora, podemos elogiá-la por mais uma atitude de resgate da História de Monte Azul Paulista. Ela organizou, com a colaboração de Lucia Del'Arco Cervo, uma exposição na Escola Estadual Bairro do Cruzeiro, dentro da Feira anual que a escola realiza no mês de novembro, resgatando a figura de um grande personagem do município, Francisco Patrício, um homem público que mereceria todas as homenagens possíveis por parte de nossos políticos, mas que até a presente data nada havia recebido. Sua biografia está exposta agora na Câmara Municipal, onde podemos ver a grande contribuição que ele deu à nossa cidade quando aqui viveu. Mudou-se para São Paulo há muito tempo e lá acabou vivendo seus últimos dias, mas nunca poderia ser esquecido. E Rosana conseguiu seu intento.
No sábado, dia 7 de dezembro, felizmente pudemos receber a visita de dois de seus filhos, Ieda e José Roberto, que, vindos com seus respectivos cônjuges, se emocionaram com a exposição. Foram recebidos por Rosana, pelo presidente Antonio da Costa Filho, pelo vice-prefeito Marcelo Otaviano dos Santos, além de diversos familiares e amigos dos bons tempos de infância deles, passados justamente vizinhos do atual edifício da Câmara, quando então funcionava no local o antigo Fórum.
O prefeito Paulo David já enviou um pedido para que o nome de Francisco Patrício seja lembrado numa próxima indicação dos vereadores. Merece destaque o presidente da Casa de Leis, Toninho, por ter liberado a abertura do edifício no sábado, apenas para que os filhos vissem a nova Câmara Municipal, com as homenagens a todos os presidentes, incluindo seu pai.
A seguir, reproduzimos a rica biografia de Francisco Patrício e algumas fotos da visita:

Sr. Chico, carinhosamente assim chamado, nasceu em 20 de março de 1911, na estância de Serra Negra, Estado de São Paulo, onde viveu com seus pais, José Pires da Silva Patrício e Gertrudes Oralina Patrício, até a idade de 12 anos.
Nessa época, em virtude do falecimento de seu pai, mudou-se para São Paulo, onde foi trabalhar no comércio, para se sustentar e ajudar sua mãe.
Mais tarde, transferiu-se para Monte Azul Paulista, onde conheceu Francisca Estevez Patrício, com quem se casaria em 8 de dezembro de 1937.
Deste matrimônio, vieram os filhos queridos: Maria Heloísa, casada com Jorge Frederico Messas Bittar, José Roberto, casado com Vera Maximo Patrício, e Iêda Aparecida, casada com Carlos Alberto Novais. Todos formados e residentes na cidade de São Paulo.
Romântico aos extremos, tinha uma estufa repleta com plantas ornamentais e violetas as quais trazia de suas viagens, ajudado sempre por sua querida esposa a cultivá-las.
Possuía uma vasta biblioteca e colecionava discos de vinil, chegando a superar a marca dos 3.000 exemplares, com os quais passava horas a cuidá-los e escutá-los.
Como não podia afastar-se dos belos sons, criava passarinhos de várias espécies, pois assim, dizia ele, os acordes musicais soavam por todo dia, sem cessar.
Sr. Francisco dizia sempre que daria aos filhos os estudos que ele próprio não teve a oportunidade de concluir, sendo esse o motivo que o levou a partir para a cidade de São Paulo, com toda sua família, no ano de 1961.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo de sua estada em nossa querida cidade de Monte Azul, destacamos a seguinte:
- Foi Sócio e Diretor Gerente do Banco Julião Arroyo.
- Foi Sócio da Companhia Monte Azul de Armazéns Gerais – que tratava de catação, torrefação e exportação principalmente de café, produto da região na época.
- Foi Diretor Geral do Jornal A Comarca, durante os anos de 1955 a 1959.
- Foi Presidente do Atlético Monte Azul (AMA) e, devido à sua paixão pelo clube, sempre fez questão de colaborar e participar das conquistas e derrotas do seu time.
- Foi um dos fundadores do Clube Recreativo Monteazulense e seu primeiro Presidente, quando foi inaugurado em fevereiro de 1954. No dia 21 de fevereiro, deu-se a inauguração da piscina do Clube Recreativo e vários nadadores famosos participaram do evento, entre eles o campeão Sul Americano Tetsuo Okamoto. Durante sua gestão como Presidente do Recreativo, o Sr. Francisco realizou grandes eventos sociais, abrilhantando ainda mais o lazer e a cultura do povo daquela época.
- Foi co-fundador do Hospital Senhor Bom Jesus, naquele tempo intitulado hospital São Vicente de Paulo, cuja inauguração se deu em 17 de março de 1957.
- Exerceu voluntariado em várias ocasiões, destacando-se, principalmente, nas “Festas de Agosto”. Era homem de fé e amor pelo próximo.
- Ajudava com mantimentos, como as famosas cestas básicas de hoje, todas as semanas, o Asilo São Vicente de Paulo, e também muitas famílias carentes de nossa cidade. Jamais quis que seu nome aparecesse.
- Foi Vice-Prefeito de nossa cidade nos anos 1948-1951 e 1956-1959, substituindo o prefeito várias vezes.
- Foi Presidente da Câmara dos Vereadores nos anos de 1954 e 1955. Participou ativamente da luta para transformar o Município de Monte Azul em Comarca, o que se deu no dia 30 de dezembro de 1953, quando o Governador do Estado de São Paulo, professor Lucas Nogueira Garcez, com sua assinatura, transformou o desejo dos monte-azulenses em realidade. Sr. Francisco estava em São Paulo, com a comitiva de políticos que assistiram o momento histórico.
- Ajudou a levar o ensino Ginasial para Monte Azul, participando da criação do Ginásio Municipal e, posteriormente, de sua transformação em Ginásio Estadual.
- Faleceu em 2 de março de 1988, na cidade de São Paulo, onde se encontram os seus restos mortais hoje. Na época de seu falecimento, suas benfeitorias e apreço pelo nosso povo foram destacados em discurso pelo nobre vereador da época, Sr. José Carlos Dib.
E, por fim, era amado e respeitado por todas as pessoas que prestavam serviços a ele e sua família, que de uma forma ou de outra, colaboraram com esta pesquisa.


Na galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista.


Francisco Patrício.